Melhores de 2009

Minha lista dos melhores filmes deste ano precisa ser bastante relativizada. Levem em consideração fui bem menos ao cinema do que nos anos anteriores. Acho que desde 1998 ou 1999 eu não ia tão pouco ao cinema.

Vi muitos filmes, claro; ainda mais do que em 2008 (até 28 de dezembro foram 431, exatamente um a menos do que o total do ano passado, mas com quatro dias por vir). Só que a maioria deles eu vi em casa mesmo. Sobretudo westerns – assisti a mais de 150 filmes do gênero, entre norte-americanos e italianos, por causa da tese – e filmes infantis (culpa das crianças).

Isso posto, vamos aos critérios. Para fazer parte da lista, um filme deveria: 1) Ter sido visto por mim, obviamente; 2) Ter sido exibido no Recife entre janeiro e dezembro de 2009, em algum cinema, pelo menos uma vez; 3) Ser um longa-metragem.

Nada contra curtas-metragens, apenas vejo tão poucos deles que não me sinto qualificado a fazer uma lista.

No geral, devo dizer que a qualidade dos filmes em 2009 me pareceu bem maior do que no ano anterior. Em 2008, foi difícil escolher dez filmes dos quais eu realmente gostei muito. Desta vez havia tantos candidatos que me senti obrigado a fazer um Top 20 (e ainda cortar alguns títulos interessantes).

A lista está em ordem de preferência.

Top 20
1) Bastardos Inglórios
2) Amantes
3) Deixa Ela Entrar
4) O Lutador
5) Up – Altas Aventuras
6) O Caçador
7) Atividade Paranormal
8 ) Coraline
9) Entre os Muros da Escola
10) Mãe
11) Valsa com Bashir
12) Gomorra
13) Gran Torino
14) Sede de Sangue
15) Inimigos Públicos
16) O Casamento de Rachel
17) Simplesmente Feliz
18) Arrasta-me Para o Inferno
19) Distrito 9
20) Tony Manero

Anúncios

39 comentários em “Melhores de 2009

  1. a lista está boa
    só que antes de postar esse tópico, vc deveria ter asssistido “Guerra ao Terror”, que é pra mim o grande filme do ano e favorito ao Oscar 2010
    abraços

    Curtir

  2. Senti falta de filme brasileiro (Se houver algum listado, desculpe o meu desconhecimento). Achei, pelo menos, três títulos nacionais interessantes/bons/divertidos: Divã, Alô, alô Terezinha e Do começo ao fim. De resto, gostei da lista. Os filmes listados que não assisti, assistirei a partir de Janeiro. Que 2010 seja produtivo e lucrativo para indústria cinematográfica.

    Curtir

  3. Não vi 8 filmes que fazem parte da sua lista. E a sensação que eu tenho é a de que, por exemplo, todo mundo já viu “Amantes” e “Deixa Ela Entrar” menos eu! 🙂 Gostei muito da sua lista, Rodrigo, e confesso que queria ter tido tempo para assistir a mais de 400 filmes no ano. A minha média de filmes vistos, em 2009, foi péssima! Pretendo mudar isso em 2010!

    Feliz ano novo, Rodrigo! Que 2010 seja um ano repleto de bênçãos, realizações, bons filmes e boas histórias para você e sua família!

    Curtir

  4. Dos 12 filmes q eu vi desta lista, acho q apenas “Arrasta-me para o inferno’ não merecia estar. Fiquei recentida com a colocação de “Gran Torino’, que na minha lista está entre os 5 melhores de 2009… =D

    Kamila, “Deixe ela entrar’ está em cartaz na Fundação a partir de janeiro, não perca!

    Rodrigo, não sei se vc viu Star Trek.. filmão.. pra mim foi o melhor filme de ação do ano.

    Curtir

  5. Sempre que eu leio que em ano você assistiu a 487 filmes, em outro 432 etc., dá uma inveja… se bem que eu acho que não conseguiria ver tantos assim. Tem alguns filmes que são bem difíceis de achar, você baixa pela internet? Ou todos – além do cinema, claro – você vê em DVD? Você aluga muitos filmes, se é que aluga? Porque aqui é complicado, além da péssima distribuição nos cinemas, as locadoras também são bem fracas, na maioria você só encontra lançamentos (e os mais comerciais) e filmes de 2000 pra cá. Uma beleza.

    Curtir

  6. Gente, vou responder tudo de uma vez só: 1) Não vi “Star Trek” (nunca vi nada da série e não gosto muito do gênero); 2) Kamila mora em Natal (RN), Claudia… infelizmente; 3) Tenho uma coleção enorme de DVDs, quase três mil, ganho muita coisa, compro outro tanto, sou sócio da SMS Locadora (gosto da Classic também), e os filmes mais raros que não consigo encontrar eu compro importado quanto viajo ou pego mesmo na Internet (não baixo filmes lançados em DVD por aqui, mas pagar o imposto absurdo de importação que a Receita cobra inviabiliza comprar lá fora o tempo todo).

    Curtir

  7. Putz, Rodrigo, dá uma chance pra Star Trek. Foi de longe o melhor blockbuster do ano, como comparação, muito superior a qualquer um dos 3 primeiros episódios de Star Wars.

    Curtir

  8. Muito boa a lista…
    como eu tb gosto de blockbusters tb colocaria alguns deles ai…

    eu acho q eh so eu msm q acho “o lutador” superestimado… eh um excelente filme mas eu nao colocaria no meu Top 10 acho… pra mim nao chega aos pes de Gra Torino por exemplo…

    bom ano novo…

    Curtir

  9. Rodrigo…
    em relaçoes a essas listas q saem vc nao acha q seria mais justo elas serem separadas por genero?
    tipo, eu acho um absurdo estar numa msm lista um filme de ação e um de drama por exemplo… sao estillos diferentes com objetivos diferentes e q procuram causar sensações diferentes em quem vai ve-los…
    o q vc acha?

    Curtir

  10. Uma listinha de fim de ano é sempre deliciosa…
    Não concordo que 2009 tenha sido melhor que 2008, tanto que acho muita coisa dentre esses 20 dispensáveis para minha memória.
    Ótimo 2010 pra todos e bora no embalo de conseguir ver mais centenas de filmes por ano… (invejáveis seus números)

    Curtir

  11. Para refrescar a memória, aqui a minha lista de 2008: 1) Jogo de Cena, 2) Onde os Fracos Não Têm Vez, 3) Wall-E, 4) 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, 5) Sangue Negro, 6 ) Falsa Loura, 7) O Assassinato de Jesse James, 8 ) À Prova de Morte, 9) [REC], 10) Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto.

    Todos são bons, mas apenas os quatro primeiros eu considero imperdíveis. Na lista de 2009, na minha opinião, o nível só baixa um pouco a partir da posição 15.

    Curtir

  12. Minha Lista:

    1. Bastardos Inglórios
    2. Deixa Ela Entrar
    3. O Lutador
    4. A Garota Ideal
    5. Simplesmente Feliz
    6. Arrasta-me para o inferno
    7. Distrito 9
    8. Gran Torino
    9. Coraline e o Mundo Secreto
    10. Entre os Muros da Escola
    11. O Grupo Baader Meinhof
    12. Atividade Paranormal
    13. Eu te amo, cara

    Gostaria muitíssimo de ter mais tempo para ver filmes também!

    Curtir

  13. Rodrigo, com todo respeito, lista é lista e devemos respeitar a subjetividade de cada um, mas francamente falar que do ano de 2008 só os 4 primeiros filmes da sua lista são imperdíveis é uma tremenda brincadeira de mau gosto. Desconsidera o quinto lugar (Sangue Negro!!!!) como se fosse um filme apenas bacana, sem falar que na sua lista deste ano Atividade Paranormal está entre os 10 e ainda tens a coragem de falar que neste ano os filmes só caem depois do décimo quinto lugar, ou seja, Sangue Negro que você deu 4/5 estrelas é pior (no seu ponto de vista) que Atividade Paranormal, que você deu 4 estrelas. Na sua lista do ano passado você ainda se esquece de O Cavaleiro das Trevas. Com todo respeito és um tremendo brincalhão, desculpe o meu jeito de falar eu sou assim mesmo, é que sou louco por Sangue Negro e acho o Paul Thomas Anderson o melhor diretor da atualidade. Ahhh sim, ainda continuo achando seus textos fantásticos e Bastardos Inglórios realmente é o melhor filme deste ano lançado no circuito comercial

    Curtir

  14. Pedro, eu sou um brincalhão que leva as coisas bem a sério. 🙂 Sou daqueles críticos que leva em consideração o filme em relação ao seu gênero (e objetivo dramático). Para mim não fazem sentido comparações diretas entre filmes de gêneros muito diferentes. Por exemplo, “Sangue Negro” é um filme excelente, mas ambicioso demais (e exibicionista), o que na minha matemática faz ele perder pontos. “Atividade Paranormal” é simples e até ingênuo, mas dentro do que se propõe, atinge seu objetivo muito bem.

    Curtir

  15. Olá Rodrigo. Gostei da sua lista. Não sei quantos filmes vi esse ano, exatamente, massegue minha lista.
    1 – O Lutador
    2 – A Fita Branca
    3 – Bastardos Inglórios
    4 – Águas Turvas
    5 – Gran Torino
    6 – Deixa Ela Entrar
    7 – Entre os Muros da Escola
    8 – Dúvida
    9 – Welcome
    10 – Mary And Max

    Não sei se ” Santiago” é desse ano, mas o filme me impressionou tanto que merece estar aqui.
    A mairoia dos filmes eu vi em casa, pois aqui em Juiz de Fora a programação de cinema é bem fraca, assim como a variedade dos títulos oferecidos pelas locadoras. Viva a Internet!!!

    Curtir

  16. Rodrigo, muito legal essa prática de fazer a lista dos melhores do ano. Vale sobretudo pelas discussões que se seguem. Mesmo discordando de várias de suas opções – vc sabe que não tenho estômago para filmes de terror – o fato é que as subjetividades interferem muito no resultado final. Queria mencionar apenas dois filmes brasileiros dos quais gostei muito: “Simonal – ninguém sabe o duro que dei” e “Viajo porque preciso, volto porque te amo”. Este último não sei se se enquadraria nos critérios de sua lista, já que passou apenas em pré-estréia na Fundaj, acho. Já o documentário sobre o Simonal me surpreendeu pela agilidade da montagem e pelo ótimo trabalho de pesquisa, exibido de modo sempre atraente e instigante, sem pré-julgamentos.
    No mais, um grande abraço e um ano novo bem massa !

    Curtir

  17. Ah, ta. E que ja cheguei a ler criticos dizendo que esse filme foi “o erro do Almodovar”. Gostaria de saber sua opinião sobre esse filme depois que você assistí-lo.
    Abraço.

    Curtir

  18. 1- Gran Torino
    2- Bastardos Inglórios
    3- O Curioso Caso de Benjamin Button
    4- O leitor
    5- Amantes
    6- O Lutador
    7- Vicky cristina barcelona
    8- A troca
    9- Quem Quer Ser um Milionário?
    10- A garota ideal

    Up na frente de Gran torino[:D], Up é totalmente desestruturado a pior das doces bobagens que a Pixar lança todo ano, bom gosto não se discuti… eu tô loco pra ver a proxima animação do grande hayao miyazaki, Ponyo á beira mar, esse sim é o mestre das animções…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s