Videocast: Ensaio Sobre a Cegueira

As experiências com foco, enquadramento, luz e edição de som e imagem, no filme de Fernando Meirelles, têm como objetivo quebrar a estabilidade e causa desconforto no espectador. Se isso é bom ou ruim, cabe a você decidir.

12 comentários em “Videocast: Ensaio Sobre a Cegueira

  1. Rodrigo, é o primeiro (de muitos, espero) Videocast seu que vejo. E preciso dizer que tu é mais feio do que pensei. E preciso dizer também, e acima de tudo, que seu poder argumentativo chega a ser bárbaro! Poder vê-lo em vídeo será uma prazer absurdo, afinal, você é uma das minha referências nacionais em se tratando de crítica de cinema. Continue fodástico como sempre!

    PS: Não gostei do novo visual do CR, pois acho a cor branca muito comum, banal. Pra mim, o azul era a cara do CR, a sua cara (ou melhor, a cara dos seus textos). Mas fazer o que, né? Tenho que me acostumar.

    Curtir

  2. Vinícius, a cor branca foi uma opção consciente. Eu queria seguir padrão de simplicidade da Web 2.0 e deixar o site mais clean e simples de ler. Obrigado pelas observações sobre meu poder argumentativo. Quanto à beleza (ou a falta dela), você tem toda razão. 😉

    Curtir

  3. Agora sim pareceu o Rodrigo da aula! 😛
    Discordo do cara aí de cima. O design tá bem melhor desse jeito. Esse branco todo funciona, ao contrário de em “Ensaio”! Quer dizer, acho que isso é algo pra debate. Mas o que detestei mesmo foi aqueles comentários de Danny Glover em off. Isso matou aquela cena do rádio.

    Curtir

  4. Rodrigo, adorei esta mini “vídeo-aula” ! Que saudade de nossos módulos ! Adorei esta inovação no CR. Acho que abre caminho para debates ainda mais profícuos aqui no site, além de proporcionar a nós, leitores, mais subsídios para melhor fruição dos filmes comentados. Por sinal, sou daquelas que saíram apaixonadas por “Blindness”. Acho que os recursos usados por Meirelles potencializam os argumentos da história e proporcionam um filme extremamente cinematográfico, na melhor acepção do termo. Grande abraço e parabéns pelo novo CR !!!

    Curtir

  5. Engraçado você falar de mini-aula, Andrea. Porque eu tenho mesmo essa intenção. Pegar filmes antigos e esmiuçar uma ou duas cenas em detalhes. A primeira já está em andamento. Tenho o texto pronto, mas preciso de um tempinho pra gravar (e outro tempinho pra aprender a fazer no editor de vídeos o que eu desejo, que é “rabiscar” o vídeo original). Vamos ver como sai. Se tudo der certo, lá pelo fim de semana eu coloco no ar.

    Obrigado pelos demais elogios. 😳

    Curtir

  6. Conferi o seu podcast e achei incrivel e parabens por conseguir nos primeiros segundos do cast o que está por vir em Ensaio Sobre a Cegueira. O pior com a falta de tempo ainda não tive tempo de conferir esse filme, mas espero que o mais rápido possivel, isso seja concretizado.

    E achei bem ousado o formato do Cine Reporter, apesar de estar acostumado com o anterior, o mais importante é mantido, o conteudo preciso e criticas justas e coerentes.

    Abraços

    Curtir

  7. Rodrigo

    Sou um cinéfilo aqui de Santos /SP e quero dizer que já considero o CR um dos meus “sites de cabeceira”. Sempre estou consultando porque é completo, inclusive com obras pouco conhecidas do grande público, como filmes de Dario Argento. Quianto a Blindness quero dizer que gostei muito do filme. Porém em nenhum, quero dizer nenhum mesmo, momento do filme eu me pertubei. Nem na famosa cena do estupro. Dizem que existem obras infilmáveis. Não sei se concordo, porém o leitor do livro de Saramago se comporta como mais um cego da história. No filme, com luz estourada ou não, estamos vendo tudo o que está acontecendo. Acho que faltou um pouco mais de emoção à cena final também. Não sei bem o porquê mais tenho a impressão que o filme superou as expectativas, porém passa longe de ser uma obra prima.
    Parabéns mais uma vez pelo Cr e pode ficar sossegado que vocês ganharam mais um fã de cinema da linda cidade de Santos
    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário