Alterações no Cine Repórter

Talvez nem mesmo os três ou quatro leitores mais atentos que ainda acompanham regularmente o Cine Repórter, apesar da incompetência do editor em atualizá-lo, tenham percebido que o site passou por uma pequena alteração editorial.

Essa alteração pode ser conferida na redução de categorias do menu.

Várias (videocasts, podcasts, rascunhos, livros) desapareceram. Não, o conteúdo não foi retirado do ar. Todos os vídeos, arquivos de áudio e textos continuam no site. Só que a atualização andava tão irregular, e sem perspectiva de alteração no quadro, que decidi reunir todo esse conteúdo em apenas quatro categorias mais amplas.

Vou explicar as mudanças.

Críticas passa a congregar todo o conteúdo relacionado a análise fílmica. A seção de DVDs também teve o nome alterado para Homevideo (englobando, pois, todos os formatos de vídeo doméstico) e passou a ser tratada hierarquicamente pelo sistema WordPress como uma sub-categoria de Críticas. Isso quer dizer que privilegiarei totalmente a análise dos filmes do que dos discos (em qualquer formato). Videocasts e podcasts também estão nessa seção.

Blog é uma seção destacada visualmente (páginas na cor azul) e que pretende tratar de assuntos variados, mais pessoais e intimistas, ou com uma abordagem mais menos rigorosa. Por exemplo, os casinhos despretensiosos envolvendo minhas filhas (cuja audiência tem sido infinitamente superior aos textos sobre filmes… o que talvez queira dizer muito acerca da minha capacidade como crítico de cinema, hehehe) estão nele, bem como listas de melhores do ano, análises de premiações, comentários sobre reportagens curiosas oriundas de outras fontes, etc.

Academia é uma página simples, que resume minha vida acadêmica e congrega links para toda a produção pessoal nessa área: artigos, capítulos de livros, dissertação de mestrado, tese de doutorado (aparecerá aqui assim que defendida e liberada pela universidade), currículo Lattes, links para grupos de pesquisa, etc. A tendência é que essa seção específica seja bastante expandida ao longo de 2011. Tenho muitos planos para ela, mas vamos devagar com o andor.

Outros Textos foi pensada como uma categoria mutante, capaz de receber todo tipo de material que não se enquadre nas outras três. Em 2010, por exemplo, escrevi três reportagens para revistas não-acadêmicas; outras duas estão escritas e serão publicadas em 2011 (não sei exatamente quando, mas tentarei postá-las aqui depois que isso acontecer). Entrevistas pingue-pongue em texto, áudio ou vídeo também estaria aqui, bem como eventuais comentários sobre livros, festivais, etc.

O menu principal mantém links para minhas páginas no Twitter e no Facebook. As redes sociais já contêm muita coisa que se sustenta sozinha, sem precisar do apoio do site. O link para a comunidade no Orkut continua no rodapé do site, mas optei por tirá-lo do menu, já que o Orkut anda muito esvaziado e o próprio Google parece em vias de desativá-lo. Mas ficarei atento a esse universo, claro.

Com essas pequenas mudanças, acho que o Cine Repórter está pronto para 2011.

7 comentários em “Alterações no Cine Repórter

  1. Só para não minimizar a importância do site, com certeza existem mais de três ou quatro seguidores assíduos, visto que a qualidade das informações postadas são superiores a qualquer crítica dos grandes meios de comunicação. Estou no interior de São Paulo e, com pouco tempo para selecionar meus filmes sigo este site como referência. Meu próximo filme será “Devil”.
    Agradeço seus comentários. Abraços …

    Curtir

  2. Categorias, taxonomia… hummm… ficou bom, hein… Mas a audiência gerada pelos “casinhos das meninas” se deve ao “contador” que é muito bom nos textos (dos filmes e casos)… 🙂

    Curtir

  3. Olá professor!
    Meu nome é Henrique Rizatto, sou advogado na cidade de Itu, interior de São Paulo e em conjunto com mais dois amigos temos um blog sobre cinema. No ultimo sabado ouvi uma entrevista muito legal do senhor na radio CBN. E como minha ultima materia foi sobre o filme Rango, eu citei o senhor no blog como referencia. Gostaria de convidar o senhor a ler o blog e deixar um comentário, e quando possivel, também nos usar como referência.
    Até +!!

    Curtir

Deixe um comentário