Top 10 de 2010

Para fazer o Top 10 de 2010, eliminei um critério usado em listas de anos anteriores. Aqui, não levei em consideração o fato de o filme ter sido exibido em alguma sala no Recife. Tinha apenas que ter sido lançado no Brasil em tela grande. Só isso.

Essa decisão acontece simplesmente porque o parque exibidor pernambucano vem ficando mais restrito a cada ano. Não tenho estatísticas sobre isso, e me baseio apenas na minha própria percepção, mas tenho a impressão de que estamos ganhando mais salas e, paradoxalmente, vendo as opções diminuírem mais e mais.

Em 2010, houve vários períodos dominados por um ou dois títulos muito populares, que ocupavam 60% ou mais das salas existentes aqui.

Evidentemente, houve exceções notáveis (a maior de todas, claro, sendo a exibição de três filmes de Leone no São Luiz, o que gerou uma das sessões mais lindas que já vi, com “Três Homens em Conflito” surgindo glorioso e restaurado na telona), mas que eram isso mesmo: exceções.

Tudo isso também me permitiu votar no melhor filme de 2010, o incrível “Carlos”, uma das melhores e mais impressionantes cinebiografias já realizadas.

Os títulos estão em ordem alfabética.

» Carlos
» O Escritor Fantasma
» A Estrada
» Mãe
» O Profeta
» O Que Resta do Tempo
» A Rede Social
» Scott Pilgrim Contra o Mundo
» Sede de Sangue
» Toy Story 3

Menções honrosas (também em ordem alfabética):

» Enterrado Vivo
» A Origem
» Reflexões de um Liquidificador
» O Segredo de Seus Olhos
» Tropa de Elite 2
» Zumbilândia

Feliz 2011 a todos!

28 comentários em “Top 10 de 2010

  1. Essa lista ainda vai gerar polêmica, como toda boa lista que se preze.
    Só uma pergunta, Carreiro: Scott Pilgrim apareceu/vai aparecer por estas bandas recifenses?
    Ainda tenho muita vontade de assistí-lo, mas já vi que acabarei baixando ele pra poder assistir – o que é um saco, uma vez que eu acredito que seria muito melhor num telão de cinema.

    Curtir

  2. A informação que eu tenho é de que “Scott Pilgrim” faria parte de uma estratégia nova das grandes distribuidoras, que prevê lançamentos de filmes menores apenas no eixo Rio-São Paulo, quase como uma espécie de propaganda para o Blu-Ray/DVD. Espero que isso não seja verdade, mas o fato é que não existe previsão de que esse filme apareça no Recife.

    Curtir

  3. Adorei a lista. Segue a minha:

    A rede social
    A estrada
    Senna
    Toy Store 3
    O escritor fantasma
    Kick-Ass
    Zumbilândia
    Ilha do Medo
    A Origem
    O segredo dos seus olhos
    Harry Potter

    menções honrosas para:

    A Caixa
    O Homem que Engarrafava Nuvens
    Um Homem Sério
    Amor sem Escalas
    Tropa de Elite 2

    Curtir

  4. Este ano não foi pude assistir muitos filmes, inclusive os que você citou, Rodrigo.
    Entre os citados, assisti ‘A Origem’, ‘O Segredo de Seus Olhos’ e ‘Toy Story 3’, e elegi o filme argentino como o que eu mais gostei em 2010. Fiquei impressionado com o apuro técnico, a narrativa, a interpretação dos atores, os detalhes citados e mostrados.

    Houve alguns que foram lançados em 2009 e só assisti este ano, como ‘Onde Vivem os Monstros’ e ‘Lunar’. Também gostei muito desses 2, e estou esperando o novo filme do Duncan Jones, ‘The Source Code’.

    Curtir

  5. Rodrigo,

    Você assistiu a versão completa de Carlos ???

    Eu sempre irei sonhar em como deve ter sido a experiência de ver esse filme no cinema. Assim como tantos outros, tipo JFK, A Lista de Schindler, Além da Linha Vermelha… as vezes é dificil ter 22 anos hehehe.

    Curtir

  6. Vale filme que só passou em festival(carlos,por exemplo)?
    Aí vai a minha então,em ordem de preferência:

    1-Tio Boonmee,que pode recordas suas vidas passadas
    2-Minha terra,África
    3-À prova de morte
    4-Sempre bela
    5-Essential killing
    6-Toy story 3
    7-Vincere
    😯 que resta do tempo
    9-Ponyo
    10-Carlos

    Curtir

  7. Sinceramente? Kick-ass pra mim só “pegou” da metade pro fim. E não achei o ator principal NADA carismático. Scott Pilgrim é MUITO MELHOR.

    Até agora, achava que a Origem tinha sido o melhor. Mas “Enterrado vivo” me surpreendeu, bastante! É a prova de que existe talento e criatividade no cinema. Achei o filme com a crítica mais contudente à Guerra do iraque e só tem UM tiro, literalmente. Ryan Reynolds destruiu. Enfim, até onde vi o melhor do ano.

    Curtir

  8. Aff q lista horrível. Grande merda!!!! Tá faltando Eclipse que foi o MELHOR filme do ano!!!!!!!
    HEHEHEHHEH brincadeirinha….
    Vou usar sua lista como referência pra aproveitar as férias da Ufpe e assistir os 9 que estão faltando(contando as menções).

    Curtir

  9. Um cabra citou lá em cima “A Caixa”. Boa!!! Em um ano ruim de doer, filmes que foram desprezados como esse “A Caixa” dão de 10 em grandes produções. Pena que ele foi lançado nos EUA em 2008, se não me engano.

    Curtir

  10. Os10 em ordem alfabética:

    Atração Perigosa
    O Escritor Fantasma
    A Estrada
    A Fita Branca
    Guerra ao Terror
    Mary e Max – Uma Amizade Diferente
    A Origem
    O Pequeno Nicolau
    A Rede Social
    Tropa de Elite 2

    Menções Honrosas:

    Amor sem Escalas
    Um Doce Olhar
    Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
    Ilha do Medo
    O Profeta
    O Segredo dos Seus Olhos

    P.S.: “Carlos” não entrou por não ter estreado comercialmente no Brasil.

    Curtir

  11. Rodrigo existe algum site onde se possa encontrar a lista completa com todos os filmes lançados comercialmente no Brasil neste ano? No “cinema com rapadura” encontrei uma lista boa, mas logo percebi algumas ausências.

    Curtir

  12. Lista linda essa,principalmente por ver filmes como o do Polanski, Toy Story, Carlos, O que resta do Tempo e Scott Pilgrim convivendo juntos, sendo de gêneros tão (tão mesmo) diferentes. Me arrepiei assistindo Enterrado Vivo, também pra mim um dos melhores do ano. Pequeno Nicolau é muito lindo também, estaria nas minhas menções honrosas! No mais, só não sou muito fã de Zumbilândia, mesmo admitindo que é um filme muito engraçado e criativo, mas pra mim só! Demônio tá entre as minhas menções honrosas também, mas eu sou suspeito de falar, adoro qualquer coisa do Shyamalan, mesmo que ele só produza, ou escreva! É isso.

    Curtir

  13. É uma pena que o Cine Repórter tenha deixado de ser uma prioridade pra você. Digo, é uma pena para nós leitores, já que você deve seguir o que julga ser o melhor caminho. Mas será que sai uma listinha com os melhores de 2011?
    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário