Continuidade intensificada em Sergio Leone

O artigo que disponibilizo aqui foi apresentado no encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compos), realizado na PUC-RJ, em junho de 2010.

Nele, examino a idéia de que o exercício de um cinema autoral não está obrigatoriamente ligado à noção romântica de autoria, que supostamente exige do cineasta o não-pertencimento a um gênero fílmico. O cinema de Sergio Leone é utilizado como estudo de caso, partindo do pressuposto de que os filmes do italiano exerceram uma importante contribuição no processo de revisão e criação de certas ferramentas narrativas e estilísticas que passaram a fazer parte do repertório do cinema contemporâneo, embora esta contribuição – uma operação autoral, no meu entender – seja minimizada ou ignorada pela maior parte dos pesquisadores cinematográficos, sobretudo por causa da militância do diretor no cinema de gênero.

A íntegra do artigo pode ser lida aqui (arquivo em formato DOC).

3 comentários em “Continuidade intensificada em Sergio Leone

  1. Acho que a questão do preconceito relativo a Sérgio Leone é o fato da popularização do seu cinema. Críticos, em sua maioria, adoram filmes difíceis, que facilitam em um distanciamento da sua crítica com a um comentário de um espectador comum, generalizando, como se fosse um conflito razão X emoção. O que acho louvável no seu artigo, e no seu trabalho de doutorado, é transformar essa emoção “comum”, em uma elaborada e bem construída crítica científica de cinema. A desconstrução da cena descrita no seu artigo, é uma tradução elaborada da mesma emoção sentida por quem viu aquela cena, uma não desmerece a outra, e sim explica o fascínio e o porque do cinema ser considerado uma arte.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s