Games X Cinema

A revista Culturas Midiáticas (UFPB) publicou o primeiro número de 2010. Há um artigo meu lá, chamado “A influência dos videogames na linguagem cinematográfica: o caso “300” e a estética Playstation”.

Esse trabalho não tem qualquer relação com minha tese de doutorado. Tento levantar alguns pontos sobre a influência que os jogos eletrônicos vêm exercendo sobre os filmes contemporâneos, tanto na forma quanto na estrutura narrativa.

O artigo pode ser lido aqui.

6 comentários em “Games X Cinema

  1. Olá Rodrigo, parabéns por mais este interessantíssimo artigo.
    Você discorre na parte final de seu texto que a única barreira não alcançada pelo filme 300 é a da interatividade com o público. Acreditas que o cinema atualmente feito em 3D seja um passo para aproximar-se desta fusão entre filmes e games, ao menos no sentido de levar os espectadores para dentro de um determinado universo?

    Um abraço.

    Curtir

  2. Muito bom artigo Rodrigo, parabens. Trabalhos como este nos ajudam a conceituar e compreender melhor fenomenos que compõe o Espirito da nossa época.
    Como essa hibridizacão influencia na composição dos herois nos filmes? De algum tempo pra ca eles me parecem mais rudes. Estarei enganado ou eles eram mais “bonzinhos”, mais “bonitinhos?

    Valeu

    Curtir

  3. Agradeço pelos comentários, gente. Vou responder de uma só vez:

    1) Jefferson, não creio que o 3D seja determinante nessa fusão games x cinema. O X da questão me parece ser o problema da interatividade (ou seja, a participação do espectador na construção da trama). Nesse ponto eu não vejo como o 3D possa alterar o que existe hoje.

    2) Essa questão do herói do filme contemporâneo é bastante tratada na minha tese de doutorado. Minha pesquisa mostra que esse perfil nunca foi e nem será homogêneo. O herói atual é certamente mais ambíguo, mais violento, mais individualista. Mas esse processo começou ainda nos anos 1950, dentro dos chamados westerns psicológicos.

    Curtir

  4. Atualmente,os filmes não só estão se assimilando aos jogos mas também os jogos tem copiado muito de filmes.Muitos jogos hoje em dia possuem características cinematográficas(desde de jogos sobre mafia até mesmo jogos que abordam história e ambiente trash) de forma muito bem desenvolvida,dando a sensação de imersão que o cinema traz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s