Era do Gelo 3, A

[rating:3]

Pergunte a qualquer pessoa, inclusive aquelas ligadas ao meio cinematográfico, quem é o diretor brasileiro mais prestigiado internacionalmente na primeira década do século XXI. As respostas vão oscilar entre Fernando Meirelles (a maioria, provavelmente) e Walter Salles Jr. (a turma mais ligada ao cinema “de arte”). Ninguém, ou quase ninguém, vai lembrar de mencionar o nome do carioca Carlos Saldanha. No entanto, esse cara é o principal artífice pela construção de uma das mais sólidas franquias da animação digital contemporânea. “A Era do Gelo 3” (Ice Age 3: Dawn of the Dinossaurs, EUA, 2009), terceira parte da série, supera as anteriores em vibração selvagem e diversão para crianças.

Esse esquecimento tem algo de revelador, e não apenas relacionado ao nome de Saldanha. O fato de o cineasta ser radicado em Nova York, tendo construído a carreira inteiramente lá e dirigido filmes que nada – ou pouco – têm a ver com o Brasil, certamente influi na pouca fama que ele desfruta no Brasil. Ainda mais sintomático é o fato de Saldanha jamais ter trabalhado com filmes live action (atores de carne e osso), o que expõe mais uma vez o preconceito com que as animações infantis são encaradas pelo público em geral, e mais ainda pelo especializado.

No entanto, os filmes dirigidos por Carlos Saldanha não apenas têm orçamentos bem mais generosos (“A Era do Gelo 3” foi feito com US$ 90 milhões), mas são vistos por bem mais gente. A franquia, na verdade, é a mina de ouro da Fox no terreno mais lucrativo do cinema do século XXI – as animações dirigidas ao público infantil. Embora produzidas pelo pequeno estúdio Blue Sky, do qual Saldanha é o segundo nome no comando, essas animações são financiadas e distribuídas internacionalmente pela major.

Repare que nada disso tem relação direta com a qualidade do trabalho. “A Era do Gelo 3”, como de resto toda a série que apresenta as aventuras pré-históricas de um mamute (Manny), uma preguiça (Sid), um tigre dentes-de-sabre (Diego) e um esquilo enlouquecido (Scrat), não chega perto do nível de excelência de qualquer longa-metragem da Pixar, a empresa top de linha do setor. Nem no aspecto puramente tecnológico, e muito menos na narrativa. O que os filmes da turma de John Lasseter têm de ressonância emocional, “A Era do Gelo 3” tem de diversão alucinada e descerebrada.

Neste terceiro exemplar, o grande acerto de Saldanha foi apostar diretamente no estilo mais anárquico e cartunesco de Chuck Jones, o grande animador da Warner nos anos 1950. Nos dois primeiros filmes, apenas as gags incluindo o esquilinho Scrat investiam nesse tipo de humor estridente (pense em Pernalonga e Papa-Léguas); neste aqui, uma espécie de road movie em alta velocidade, em que os personagens da franquia passeiam por um mundo desconhecido que têm enorme influência do primeiro “King Kong” (1933), todos os esquetes abraçam com força o estilo acelerado e energético.

O resultado é uma espécie de montanha-russa inesgotável, com ação incessante e generosas doses de humor. Pode-se reclamar do excesso de personagens (além do quarteto citado, remanescente do primeiro filme, temos uma mamute-fêmea e duas doninhas meio doidas que se juntaram à trupe no segundo longa, o mais fraco de todos; uma nova doninha – ainda mais maluca – uma esquilo-fêmea voadora e um grupo de dinossauros incha o elenco para uma quantidade proibitiva de personagens, capaz de dar nó nas cabeças das crianças menores), mas não dá para negar que o resultado final oferece muita[os ganchos para gargalhadas e as melhores piadas de toda a série.

Curiosamente, o genial esquilinho Scrat, que roubava a cena toda vez que aparecia nos dois primeiros longas, ganhou um interesse romântico que dilui um bocado o humor anáquico de seus esquetes. Em “A Era do Gelo 3”, é outro personagem que se destaca – a doninha solitária Buck, cujo longo período vivendo num mundo perdido abaixo da superfície gelada do planeta lhe deixou com um (ou vários) parafusos frouxos. As muitas cenas estilo montanha-russa, com os personagens viajando à velocidade da luz, são outro destaque. Esqueça as lições de morais bobocas sobre o onipresente tema “família” e curta sem pensar muito. Melhor assim.

O DVD da Fox, simples, traz o filme com enquadramento correto (widescreen anamórfico) e áudio OK (Dolby Digital 5.1).

– A Era do Gelo 3 (Ice Age 3: Dawn of the Dinossaurs, EUA, 2009)
Direção: Carlos Saldanha
Animação
Duração: 94 minutos

15 comentários em “Era do Gelo 3, A

  1. Meu filho quase me mata porque não vimos em 3D… não li nada antes e não contava com tanta “emoção” rsrsrs…

    Rodrigo,
    adorei o “curta sem pensar muito”. tava querendo dizer alguma coisa sobre o filme e não conseguia hehehe…

    Curtir

  2. rodrigo, queria saber se voce sinceramente acha que essas continuações (Era do gelo, Shrek, Madagascar) não dão uma idéia de que já estão cansativas, que poderiam trazer outras novidades, novas produções e não “vem aí o 2, o 3, o 4 e por ai vai…

    Curtir

  3. Cada uma das franquias que você citou são, digamos, o centro de segurança de cada grande estúdio de Hollywood, no terreno das animações (Shrek = DreamWorks, Ice Age = Fox, etc.). Criativamente acho tudo isso chato pra caramba, mas entendo essa operação.

    Curtir

  4. Esse foi o melhor desenho que eu ja assiti da era do gelo, Inclusive todos os personagens que foram acrescentados. O qual que eu tive a oportunidade de assistir em 3d foi muito legal. Eu amei o filme eo jogo de playstation 2, eu dou os parabens para quem criou o filme eo jogo; principalmente os jogos de internet amei.

    Curtir

  5. Eu gostei dos personagens que foram acrescentados no filme;principalmente osdinossauros.Foi o melhor filme que eu assisti na minha vida;gostei muito do jogo de playstation 2. Eu gostei muito de assistir em 3d.

    Curtir

  6. Gostei do filme, tem um bocado da malícia brasileira no filme, agora Rodrigo, vc não achou o filme erotizado demais para ser infantiu? tem cenas que encabulam…
    estava sentado ao lado de dois irmãos um pequeno e outro um pouco maior, qd passou uma das cenas dos esquilos comendo morango… o menor perguntou pra q era aquilo para o maior , q devia ter um 8 anos e esse respondeu sem pestanejar: ‘é pra fazer sexo…’ O.o !!!

    Curtir

  7. Ola. A era do gelo 1 2 e 3 são de tirar o folego de tanto rir. Ao contrario do pensamento de tantos idiotas que criticam o filme, mas, acabam assistindo, deveriam sim haver continuação, pois as crianças e muitos adultos como eu, adoram… Para os idiotas que criticam o filme, porque não tentam fazer um melhor, talvez quem sabe sendo o proprio protagonista, ou seja, tendo o papel principal de palhaço. kkkk

    Curtir

  8. eu adorei o filme,achei que foi ate mais engraçado que 1 e o 2,acho tambem rose que quem critica são uns idiotas,sei q cada um tem seu gosto,mas acho que as pessoas antes de criticar deveriam pensar..antes esta asintindo um filme de desenho sadio do que ficar vendo umas porcarias que muitas pessoas gostam de ver…porque coisa boa as pessoas so sabem criticar tirar sarro,agora quando sao ruins encontra milhares de plateia pra bater palma,tem que ter sim continuação desses filmes animados,sou uma adolescente q amoooo desenhos e nao tenho vergonha disso ao contrario antes estar asintindo uma coisa sadia do que muitas porcarias que tem por ai.

    Curtir

  9. ah……..cada vez melhor,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,bem que ja poderiam cria a era do gelo 4 diria “Era do gelo 4 o reencontro”bom quem viu o primeiro lembra-se daqueli garotinho………bom foi dai que surgiu a historia quem sabe ele possa volta né claro ja grande,ja to ate escrevendo a historia rsrsrsr,mas sem perder o riso colocar um pouco de drama ,aventura…….Carlos Saldanha ,poderia me contratar para escrever a Era gelo 4 rsrsr …………………

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s