Videocast: Som offscreen

A maioria do público de cinema relega à banda sonora do filme uma importância secundária. Este fator, aliado à natureza sensorial do som, impede que muitas pessoas percebam o quanto uma trilha sonora (voz, efeitos e música) criativa e ousada pode contribuir para a construção da narrativa cinematográfica, especialmente em termos emocionais. Aqui, você ganha uma breve explicação sobre a importância dos sons fora-de-quadro, utilizando exemplos retirados dos filmes de Sergio Leone.

Anúncios

12 comentários em “Videocast: Som offscreen

  1. Bom videocast, Rodrigo. eu já sabia tudo o que você falou, mas agora vi em áudio e vídeo. Evidentemente, você tem ainda muita coisa guardada pra nos contar. Estaremos à espera.
    Falando nisso, o melhor mesmo da parte sonora dos filmes de Sergio Leone, como você bem sabe, chama-se Ennio Morricone. Aquela trilha em assobio de “Três homens” é simplesmente GENIAL ! E aquela de “Era uma vez no oeste” ? É tão marvilhosa que poderia ser colocada em qualquer gênero — drama, épico, comédia romântica, suspense, policial, filme noir, documentário, musical, filme bíblico. Aliás, já vi muitos pregadores de TV usando-a como fundo musical em cultos religiosos. Morricone deveria ganhar uma enxurrada de Oscars.

    Curtir

  2. Excelente aula, como sempre.

    Bem que tu podia fazer um tópico com alguns dos livros sobre teoria do cinema mais importantes – ainda mais quando a sessão de livros aqui do site já está criando dengue!

    Abração.

    Curtir

  3. Alexandre, eu já fiz um post sugerindo um monte de livros. Não sei se funcionaria um post específico com livros sobre teoria do cinema, até porque eles são bem raros no Brasil. Mas vou ver a possibilidade de comentar algum dos livros que tenho usado pra minha tese.

    Curtir

  4. Rodrigo, tenho gostado de seu trabalho. Embora seja Contador de profissão, gosto de cinema e sempre levo em conta suas análises.
    Esta do Moriconne foi fantástica, sempre gostei dos filmes dele e, embora não soubesse nada sobre Som Off Screen, sempre achei interessante.

    Onde podemos obter informações sobre sua tese? Tipo curriculo Lates, etc?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s