Oscar 2009: a corrida final

Está chegando a hora. O último post que fiz sobre o assunto foi publicado há um mês, e de lá para cá as campanhas de marketing (e as demais premiações técnicas das categorias) modificaram bastante o quadro que analisei.

Há alguns dias vinha acalentando a idéia de publicar minhas impressões mais recentes (atenções, xiitas: são apenas palpites). Por exemplo, acho que “Quem Vai Ser um Milionário?” melhorou consideravelmente suas chances, ao ganhar tantos prêmios na pré-temporada. Devo dizer que também endosso inteiramente a opinião daqueles que acham o filme de Danny Boyle parecido demais com “Cidade de Deus”, o que quer dizer que se o filme de Fernando Meirelles fosse falado em inglês… vocês sabem.

Bom, mas eis que acabo de ler no UOL as previsões do crítico do semanário norte-americano Hollywood Watch. Como concordo quase totalmente com o raciocínio que ele traça, vou me poupar o trabalho de escrever um post longo. Digo apenas que continuo apostando em “Benjamin Button” para melhor filme, apesar de saber que estou remando contra a maré. Aposta é aposta!

Em relação ao texto original, apenas divirjo em relação ao prêmio de atriz coadjuvante (Penélope Cruz, na minha opinião), e não tenho nenhuma firmeza na idéia quanto à vitória de Brad Pitt entre os atores. Torço fervorosamente por Mickey Rourke, mas Pitt tem o mesmo perfil que deu o Oscar a George Clooney: é simpático, avesso a fuxicos em tablóides e possui respeito como produtor. 

Para saber quem eu acho que ganha em que categoria, clique aqui.

Quanto às categorias técnicas, que o colunista não cita, creio que os dois grandes favoritos (“Milionário” e “Benjamin Button”) devem faturar a maior parte dos prêmios, como montagem e trilha sonora (o primeiro), direção de arte e fotografia (o segundo). Os dois disputam palmo a palma as categorias relacionadas ao desenho de som.

Repito: posso estar errado em tudo. Mas se fosse apostar, seria isso aí.

Anúncios

10 comentários em “Oscar 2009: a corrida final

  1. Rodrigo, para mim, o Oscar 2009 só está indefinido em algumas categorias, como Atriz, Atriz Coadjuvante e Ator. Mesmo assim, acho que você continua errando em apostar em “Benjamin Button” e Brad Pitt. Este, por exemplo, não tem chances contra a dupla Mickey Rourke e Sean Penn (que monopolizou todos os prêmios até agora). E aquele pode até bater “Slumdog Millionaire”, mas o filme do Danny Boyle tem 99% de chances de sair vencedor.

    Curtir

  2. Eu gostaria muito que “Quem quer ser” ganhasse. Gostaria muito, eu gostei muito do filme. Mas como toda análise que o Rodrigo fez sobre como as premiações do oscar são, eu acho difícil.

    Curtir

  3. Ao que parece à véspera da cerimônia, tudo indica que vai dar “Slumdog Millionaire”, como melhor Filme, Direção (Danny Boyle) e alguns prêmios técnicos (acredito em trilha sonora, montagem e fotografia).
    Se voltarmos a um passado não muito distante, podemos perceber as zebras que foram alguns dos considerados favoritos da noite de anos anteriores: “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Babel”, perderam para “Crash” e “Os Infiltrados”, respectivamente, quando tudo indicava que os filmes de Ang Lee e Alejandro González Iñárritu fossem levar a estatueta de melhor filme (no segundo caso, ainda bem que deu o filme do Scorsese).
    Então, estou ansioso para que esse Oscar nos pegue de surpresa novamente. Que seja uma boa e grande surpresa!
    Se Kate Winslet e Heath Ledger vencerem, já ficarei muitíssimo feliz. De resto, seja o que Deus ou o que os membros da Academia quiserem.
    Abraços

    Curtir

  4. Os filmes do Oscar esse ano estão demorando a chegar à minha cidade. Pelo menos eu consegui ver os dois principais concorrentes. É normal acreditar na vitória de “Benjamin Button” Rodrigo, acabo de ler um texto do Sabadin onde ele deixa claro assim como você que duvida que “Slumdog” ganhe. A academia tem fama de previsível, mas mesmo assim surpresas eventualmente ocorrem. E depois de tantos prêmios acho que o filme de Boyle já deixou de ser azarão faz tempo. E mesmo os azarões ganham vez por outra. Esquecendo as premiações passadas e pensando apenas nos filmes fica mais fácil acreditar na vitória de “Slumdog”. “Benjamin” é um filme bem feito, bem interpretado e inteligente. Mas me pareceu um filme frio e que não emociona como deveria. Fincher fez um filmaço chamado “Zodíaco” no último ano e foi solenemente ignorado, mas essa já é outra história. “Slumdog” é daqueles filmes contagiantes, que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha. Ontem vi acontecer algo raríssimo: as pessoas como de costume se levantaram quando iniciaram os créditos finais, mas ao começar o número musical ninguém saiu da sala, alguns assistiram de pé nos corredores. Tomara que o filme ganhe, e eu acredito que isso ocorrerá. Quanto às outras categorias eu torcerei por Meryl Streep e Mickey Rourke mesmo sem ter visto os filmes. Provavelmente Winslet ganhará, e Mickey tem chances reais, apesar de oponentes bem cotados. Eu vou contra a maré, eu adoro o Oscar e aguardo ansiosamente essa noite todos os anos. Quem preferir o carnaval que se divirta. Não me incomodo nem um pouco em ficar frente à TV quatro horas seguidas madrugada adentro. Eu torço, vibro, me divirto e saio frustrado às vezes. Pobres cinéfilos que não tem TV a Cabo. Se bem que nos últimos anos a Globo já vinha privilegiando o BBB, e começava a cerimônia sempre com atraso. Passei o sábado inteiro ouvindo a trilha de “Slumdog”, e vou ficar feliz se ele vencer amanhã.

    Curtir

  5. Não sei porquê, achava que você morava no Recife, Sandoval… enfim, devo confessar que nunca dei muita atenção ao Oscar, e menos ainda neste ano, em que creio sinceramente que a qualidade de todos os cinco indicados a melhor filme é inferior a todos os candidatos que disputaram o prêmio no ano passado.

    Curtir

  6. Sou mineiro de Patos de Minas e moro em Uberlândia. Acho que no ano passado houve dois concorrentes realmente superiores que foram “Onde os Fracos Não Tem Vez” e “Sangue Negro”. Mas eu acho Slumdog melhor que Juno, Conduta de Risco e Desejo e Reparação.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s