Plano-seqüência

Você sabe o que é um plano-seqüência?

Para quem não sabe, um resumo rápido: uma cena deste tipo consiste em umúnico take longo, sem cortes, que engloba uma série de ações conectadas, em pelo menos dois ambientes distintos.

O blog Daily Film Dose disponibilizou uma relação contendo alguns dos melhores planos-seqüências da história do cinema. E o melhor: cada um dos takes mencionados pode ser visto on-line, em vídeos disponibilizados no You Tube. É uma verdadeira aula de cinema.

Estão lá alguns planos-seqüência antológicos, famosíssimos, como as aberturas de “A Marca da Maldade” (Orson Welles) e “Boogie Nights” (PT Anderson), o encerramento de “Profissão: Repórter” (Michelangelo Antonioni) e a entrada alternativa no restaurante de “Os Bons Companheiros” (Martin Scorsese).

Observe que não constam da relação planos-seqüências de “Desejo e Reparação” e “O Lutador”, que são mais recentes do que o post.

Para conferir tudo, clique aqui.

Reserve alguns minutos e confira tudo (detalhe: texto em inglês).

Anúncios

5 comentários em “Plano-seqüência

  1. Acho maravilhosa o plano sequência do filme do Joe Wright “Desejo e Reparação”, mas antes ele não fez um plano sequência no filme “Orgulho & Preconceito”?

    Um abração!!

    Curtir

  2. Gostaria de lembrar também do plano no filme Oldboy (a briga no corredor) e no Filhos da Esperança (no final quando ele ta fugindo com a mãe e o bebe). São sensacionais.

    Curtir

  3. Boas lembranças, Vinicius. Apenas ressalto que o plano de “Oldboy”, tecnicamente, cabe no conceito de “long shot” (do original em inglês) mas é um pouco diferente do “plano-seqüência” português, que exige pelo menos duas locações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s