Dois livros

No último final de semana, o primeiro de uma seqüência de cinco em que tive direito a folga no trabalho, passei uma tarde bastante agradável na Livraria Cultura. Este é um dos programas que eu e minha mulher mais gostamos de fazer depois do almoço, nos finais de semana, quando não tenho que trabalhar.

Nesse horário, sempre fazemos algum programa para crianças. É um dos poucos momentos da semana em que posso dedicar 100% de minha atenção às minhas duas meninas. Mas não dá para ir à praia ou a algum parque, por causa do sol forte (fazemos isso, sim, mas só depois das 16h). Na Cultura, além do espaço grande e da enorme quantidade de livros infantis, às vezes também rola alguma peça infanto-juvenil ou algo do gênero. É bem legal para quem tem crianças pequenas.

Além do mais, sempre sobra um tempinho para dar uma olhada rápida nos livros e DVDs. A Cultura do Paço Alfândega tem um dos melhores acervos do Brasil nos dois quesitos (parêntese aqui: prefiro caçar livros na Imperatriz, que tem estoque quase tão grande e preços melhores, mas quase sempre acabo comprando em lojas virtuais, que entregam em casa e geralmente vendem mais barato).

Pois bem: durante a tarde, descobri dois livros interessantes na seção sobre Cinema. Comprei ambos. Li os dois durante a semana e decidi deixar a dica para vocês. Valem muito a pena para quem quer entender mais sobre construção da narrativa cinematográfica.

O primeiro esmiúça a história, as teorias e as técnicas de montagem usadas atualmente. Chama-se “Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo”. É excelente. Escrito em linguagem simples, muito detalhado, repleto de fotos e recheado de exemplos retirados de filmes famosos. Para quem se interessa por edição, um prato cheio. Único ponto negativo: o preço (mais de R$ 100).

O outro é um raro livro sobre fotografia em cinema: “50 Anos: Luz, Câmera, Ação”, do brasileiro Edgar Moura. A edição não é tão caprichada, mas o livro explica detalhadamente, com a maior paciência do mundo e linguagem gostosa e didática, o que faz e como trabalha exatamente o fotógrafo de um filme. Detalhe: também é caro (mais de R$ 60).

Mais à frente, pretendo escrever mais detidamente sobre os dois títulos. Por enquanto, fica a dica.

Anúncios

7 comentários em “Dois livros

  1. Esse Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo é muito bom mesmo. Achei ele na biblioteca da faculdade, ano passado, e, desde então, fica aqui, na minha estante. É praticamente meu, se não fosse as férias, quando eu tenho que entregar. 😛

    Não conhecia esse outro, vou dar uma olhada. Valeu a dica.

    Curtir

  2. Sandoval, não conhecia este livro que você indicou. Fiquei interessado (parece algo semelhante ao “1001 Noites no Cinema”, de Pauline Kael). Dei uma olhada em livrarias virtuais, mas não encontrei. Deve ser meio raro. Mas vou tentar achar. Valeu a dica.

    Curtir

  3. Rodrigo o livro saiu de catálogo. Na estante virtual você encontra: http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=as+obras-primas+do+cinema&tipo=simples&estante=%28todas+estantes%29&alvo=titulo
    No livro da Pauline existem resenhas de clássicos mas também de filmes de menor importância. No livro de Beylie possuem 200 filmes que ele considera relevantes na história do cinema. O livro foi lançado no Brasil em 1991 mas como é de 1987, o último filme é O Sacrifício de Tarkovsky. Dá uma olhada, acho que você vai gostar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s