Anjos e Demônios – Segredos Revelados

[rating:1]

O documentário “Anjos e Demônios – Segredos Revelados” (Angels & Demons Revealed, EUA, 2004) é filme-irmão de “Desmascarando o Código Da Vinci”. Realizado pela mesma equipe técnica, e de novo sob o comando de Michael Bouson, o programa produzido pelos estúdios Venture foi realizado para exibição no canal National Geographic, após o grande interesse despertado pelo programa anterior, que analisou os fatos históricos mencionados no livro de Dan Brown. Compartilha com o outro filme, também, os mesmos defeitos, que não são poucos.

Para o novo documentário, a equipe fez a mesmíssima abordagem superficial de outro romance do escritor: “Anjos e Demônios”, a primeira aventura de Robert Langdon, protagonista de “O Código Da Vinci”. O resultado consegue ser inferior por várias razões. É deficiente, do ponto de vista jornalístico, além de cometer o grave erro de repetir quase 10 minutos do programa anterior: imagens de arquivo da igreja francesa de Rennes-de-Chatêau, entrevistas dos escritores Clive Prince e Lynn Pickett, e até mesmo reconstituições de momentos históricos filmadas com atores profissionais.

De novo, o ator e apresentador Patrick Macnee jamais menciona o livro de Dan Brown, apesar de este ser o ponto de partida da investigação promovida por Bouson. Aliás, a reportagem deixa de lado um dos temas mais polêmicos e importantes do livro, a questão da existência da antimatéria, preferindo se concentrar inteiramente na sociedade secreta conhecida como Illuminati, vilã da trama de Dan Brown. “Anjos e Demônios – Segredos Revelados” esquece de apontar erros factuais do autor do livro e assume que a irmandade existe, sim, embora apoiada em afirmações suspeitas que, no filme, não são confirmadas (nem desmentidas) por um único historiador sequer.

Segundo a tese de “Anjos e Demônios – Segredos Revelados”, a Illuminati é uma poderosa organização secreta que planeja dominar o mundo, como um vilão dos filmes de 007. Teria surgido na Alemanha, no século XVIII, e está desde então tentando aglutinar várias agremiações similares no mundo, como os Cavaleiros Templários (desaparecidos quatro séculos antes da data de fundação, dado não informado no filme) e os maçons.

A equipe por trás do documentário, cujos nomes jamais são mencionados nos créditos, garante ter feito uma investigação para encontrar provas da existência dos Illuminati. Mas essa investigação é bem suspeita. Quase todo o documentário se concentra na suposta infiltração de membros da organização na antiga URSS. O grupo tenta comprar documentos secretos de antigos oficiais da KGB, filmando tudo com uma estética suja de “câmera escondida”. Quais as razões de os produtores terem escolhido a União Soviética como exemplo, mesmo sem haver qualquer citação à URSS no livro de Dan Brown? Talvez porque, como a nação não existe mais, ninguém poderia reclamar oficialmente por dados factuais incorretos, ou mesmo inventados pela produção.

Em quase 40 minutos de “investigação”, o documentário faz inúmeras afirmações sensacionalistas e questionáveis, sem apresentar qualquer tipo de prova. Diz que João Paulo I foi assassinado por um cardeal italiano, garante que o atentado a João Paulo II foi obra dos Illuminati, e afirma que Stalin pertencia ao grupo. Só que ninguém, nem uma única fonte independente, seja policial ou acadêmica, corrobora essa tese. A equipe só fez uma entrevista, com um suposto oficial desertor da KGB, que aparece com o rosto coberto. Em resumo: trata-se de um filme em que não dá para acreditar, um filme que beira o irresponsável. Pense bem antes de encarar.

– Anjos e Demônios – Segredos Revelados (Angels & Demons Revealed, EUA, 2004)
Direção: Michael Bouson
Documentário
Duração: 67 minutos

5 comentários em “Anjos e Demônios – Segredos Revelados

  1. Creio que se Tom Hanks fizer mais um filme correndo desse jeito, ele poderá disputar o primeiro lugar na São Silvestre… Me faz lembrar uma comédia onde um sujeito atravessou a África inteira correndo… (risos…) Tentei encontrar algo de interessante para comentar. Nem as trilhas sonoras não fechava muito bem… Este filme não veio ao meu encontro, chegou a ser cansativo, eu aprecio filmes avançados…

    Curtir

  2. Olha isso tudo pode até não ser verdade.
    mais se fosse tbm isso num importa pq tudo que gira em torno disso ninguém quer se importar
    um dia sim saberemos, quando Jesus retornar em grande poder e glória.

    Curtir

  3. de fato os illuminatis existem eles tem algumas provas disso que eles querem dominar o mundo,mas nem tudo o que eles falam pode ser aprovado procurem por abade lanz ele foi atingido por um raio e morreu e os habitantes do local pegaram os pertences dele e encontraram uma carta dizendo os planos dos illumintis para com o mundo que vivemos escrito pelo fundador dos illuminatis.

    os illuminatis mataram jonh Kennedy,é o que dizem,mas não acredito em tudo o que a internet fala,mas isso é verdade veja a dissertação dele antes de ser mortos,horas antes!

    Curtir

  4. procurem por abade lanz ele foi atingido por um raio e morreu e os habitantes do local pegaram os pertences dele e encontraram uma carta dizendo os planos dos illumintis para com o mundo que vivemos escrito pelo fundador dos illuminatis.
    Os illuminatis mataram jonh Kennedy,é o que dizem,mas não acredito em tudo o que a internet fala,mas isso é verdade veja a dissertação dele antes de ser mortos,horas antes!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s