O Código Da Vinci: As Teorias

Embora seja bastante simples, a trama de “O Código Da Vinci” deixa a impressão de ser bastante intrincada. A culpa é do escritor Dan Brown: ao incluir no livro diversas teorias conspiratórias, envolvendo inúmeros personagens históricos reais, sociedades secretas e instituições seculares, ele agregou um número de detalhes impressionante à história. Todas essas teorias, afinal, são repletas de minúcias e informações históricas (algumas verídicas, outras inventadas).

O recurso foi utilizado pelo romancista norte-americano para montar um quebra-cabeça fascinante. Dessa forma, ele conseguiu transformar a trama mais básica da um thriller de suspense – um casal que investiga um assassinato – em uma espécie de jogo de xadrez, envolvendo uma seqüência interminável de enigmas, em que a solução de uma charada leva à próxima, e assim por diante. Em “O Código Da Vinci”, nada é o que parece ser, as reviravoltas são muitas e não dá para saber como tudo vai acabar.

Neste texto, você confere um panorama rápido sobre as peças mais importantes deste quebra-cabeça. Conhece a linha básica da história e as teorias conspiratórias que ela envolve, aprendendo também o que é realidade, o que é exagero e o que é ficção na trama escrita por Dan Brown.

» Jesus Cristo e Maria Madalena


A tese central do enredo está assentada na teoria de que Jesus Cristo não morreu na cruz. Ele teria escapado na perseguição romana e casado com Maria Madalena. O casal teria tido filhos, cuja descendência continua até os dias de hoje. Diversos especialistas e historiadores já investigaram essa teoria, que surgiu em meados do século XX, mas uma prova conclusiva de que ela pode ser verdadeira jamais foi encontrada.


 


» Opus Dei


Braço ultra-conservador da Igreja Católica, foi fundado em 1928 pelo padre espanhol Josemaria Escrivá de Balaguer. A instituição é governada de Roma (a sede de Nova York, citada por Dan Brown, realmente existe, mas está em segundo plano, com função mais financeira) e prega a fé católica pura. Os seguidores mais radicais adotam a prática da autoflagelação. Na trama, a Opus Dei é a instituição que recebe do papa, secretamente, a incumbência de recuperar o segredo sobre o Santo Graal, inclusive derramando sangue inocente, se for preciso.

» Santo Graal


Não há um consenso entre os historiadores sobre o que seria realmente o Santo Graal. A teoria mais aceita é de que seria o cálice no qual Cristo serviu-se de vinho na última ceia. Dan Brown renega essa teoria. Para ele, a expressão é uma corruptela de Sang Real, que significa “Sangue Real”. Desse modo, o Santo Graal seria a família contemporânea de descendentes verdadeiros de Jesus Cristo. O escritor também aceita que uma sociedade secreta, chamada Priorado de Sião, possa estar mantendo um tesouro, incluindo documentos e objetos que provariam o casamento de Cristo com Maria Madalena.


» Priorado de Sião


Esta sociedade secreta teria sido criada em 1099, com a finalidade de proteger a linhagem de Cristo. Entre os integrantes, estariam nomes famosos, como os pintores Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli, o maestro Claude Debussy e o físico Isaac Newton. São informações citadas por Dan Brown, que cria o ponto de partida da trama a partir do assassinato do atual grão-mestre da instituição, Jacques Saunière. Ele é morto por um monge da Opus Dei, que pensa ter descoberto do segredo do Santo Graal. Mas nada disso tem fundamento. Na realidade, o Priorado de Sião foi fundado em 1956, por um grupo de amigos franceses. Eles tentaram forjar documentos e acabaram processados por falsidade ideológica. Não existe prova de que seus membros tenham alguma relação com o Santo Graal.


 


» Leonardo Da Vinci


O mais famoso pintor renascentista é apontado como Dan Brown como um dos mais proeminentes integrantes históricos do Priorado de Sião. Leonardo teria incluído mensagens ocultas em várias obras, dando pistas sobre a existência do verdadeiro Santo Graal, e também ressaltando a briga de Cristo com São Pedro, fundador da Igreja Católica, e a verdadeira mensagem do Messias, que valorizava o poder sagrado das mulheres. Obviamente, nada disso faz sentido do ponto de vista histórico.


 


» A Última Ceia


O afresco foi pintado em Milão, entre 1494 e 1498. A igreja onde ele se encontra recebe 400 mil visitantes por ano, e essas pessoas só podem observar a pintura por 15 minutos. Na interpretação de Dan Brown, a informação secreta é a presença de Maria Madalena sentada ao lado de Cristo no quadro (ela seria a figura andrógina que os historiadores consideram como São João). Juntos, os corpos dela e de Jesus formariam um M, de “matrimônio”. São Pedro estaria fazendo uma pose ameaçadora à suposta esposa de Cristo. Os maiores especialistas em Da Vinci duvidam dessa interpretação, assegurando que não existe mensagem oculta no quadro.

» Mona Lisa


Dan Brown assegura que o nome do mais famoso quadro de todos os tempos, pintado entre 1503 e 1506, é um anagrama dos deuses egípcios Amon e Ísis. O quadro seria uma representação física da harmonia entre o masculino e o feminino, simbolizada pela figura andrógina de sorriso enigmático. Essa harmonia seria o elemento mais importante da verdadeira mensagem deixada por Cristo, uma mensagem escondida por séculos pela Igreja Católica. Novamente, os especialistas em Da Vinci discordam da teoria. Dizem que a Mona Lisa é um quadro esteticamente perfeito, mas sem qualquer segredo oculto.

19 comentários em “O Código Da Vinci: As Teorias

  1. De uma certa maneira, se a gent for reparar cum cuidado poderemos ver que algumas “suposições” do filme tem um pouco de lógica!!! Mas como ninguém tem prova disso, o que nos resta é uma dúvida!!!

    Curtir

  2. Eu acho que isso tudo é uma questão de fé…Se eu creio naquilo que me foi passado não será um filme sem pé nem cabeça que mudará…O filme aborda muito pouco sem detalhes o que ele quer jugar, ou seja, sobre o suposto matrimonio de Jesus e Maria Madalena.Eles não entram de fato na questão, eu outra, sem provas concretas do que estão dizendo…Eu adorei o filme, mais apenas como um filme.

    Curtir

  3. Se prestarmos batante atenção existem certaz coisas que fazem sentido….Adorei o filme por isso decidi pesquisar e percebi que tem muitas coisas que fazem sentido em tudo isso mas não temos provas e sem provas não podemos afirmar nada…adorei muitoo ler sobre da vinci mas sem provas so nos resta duvidas…..

    Curtir

  4. li sobre mts teorias, principalmente as de Da Vince , o q me deixou com mts duvidas cmo; se antes de deus criar o mundo nao havia nada de onde surgio deus?por q o dicipulos de jesus eram todos homens/pq a biblia foi primeiramente escrita em latim se só os padres falavam essa lingua?
    esse filme fala de minhas duvidas, e acredito q quem ler o q escrevi vai pensar a mesma coisa

    Curtir

  5. Eu preciso de um resumo bem simples do filme codigo da vinci, pois se eu copiar algo direto da internet o meu professor vai se dar conta que naum fui eu que fiz o resumo e eu olhie o filme e naum consegui entender nada. Por favor me ajude nesse resumo tem que ser uma coisa obvia e simples pois o professor é fera em literatura, e eu naum quero q ele saiba que eu naum entendi o filme depois de ter olhado + d um vz. E eu preciso tabm do resumo do filme “Luttero”. Preciso decs dois resumos para essa semana, entaum por favor me atenda logo! Abraços aguardo anciosa. Bjos!!!

    Curtir

  6. A unica certeza é que a obra O Codigo da Vinci, suscitou muita dúvida na cabecinha de quem limitou-se, apenas, a ler ou ver o filme. A salada de temas, alem de confusa, não acrescentou nada na vida daqueles que não se limitam a uma só fonte de informação. Quem não é alienado sabe que atirar pedras à Igreja não é novidade, além do fato de dar muito ibope! Não foi a primeira e não será a ultima tentativa. O certo é que devemos estar alicerçados para esses temporais sensacionalistas.
    Prova disso é que Cristo não andava com manual embaixo do braço. Pregava abertamente procurando adequar seu objetivo às circunstâcias que vivia. Portanto, é preciso muito mais do que textos literários para compreendê-Lo na sua essência.

    Curtir

  7. Bom!!!Realmente o filme”O codico da vinci”,min fez pensar o que realmente eu achava sobre isso.Como se diz “O mundo se comove pelas perguntas e não pelas respostas”,isso fez passar pela minha cabeça:Por que a blibia mentiria sobre isso?Será que ela queria passar para os leitores
    que Jesus era puro ou então dava sua vida para prega o evangelico e passar e ensinar na epoca para pessoas que não tinha fé?Realmente são tantas perguntas,e isso deixa as pessoas confusas.
    Eu por exemplo tenho muitas teorias e perguntas sobre o Deus,terra,animas,Jesus e nós seres humanos…Todos os dias penso muito,por exemplo:Antes de Deus existe,como era a vida?Se Deus criou a terra pouco a pouco e então ele era o quer?Se Adão e Eva foi tão facil ser discobertos e onde nós entra nesse assunto?Sera que nós somos filhos de Adão e Eva,pois eles eram unicos seres humanos naquela epoca e diante de seu utero foi como nós foi revoluido?Sinceramente,são tantas perguntas confusas e totalmente sem rumo nenhum.Pra realmente nós termos certezas e menos duvidas é preciso voltar no tempo, e “O codico da vinci” mostra Jesus fugindo dos romanos e não pregado na cruz e ré-passar muito o amor de Jesus com Maria Madalena,que ele era louco por ela.Bom!!!Eu não tenho nada contra isso,mais tambem não é preciso esconder,como a blibia faz.

    Curtir

  8. Eu li o livro e isso realmente mexeu com minha cabeça. Faz algum tempo já que posso me considerar sem-religião, ou até mesmo agnóstico. Na verdade, nem sei no que eu realmente acredito, tudo que conheço são as hipóteses; o que me leva a dúvidas extremas sobre esse assunto. Acho sim muito provável que tudo o que está escrito no ‘Código da Vinci’ seja verídico, afinal não há provas concretas do contrário, e tudo faz um imenso sentido. A posição em que a Igreja colocou Maria Madalena, para supostamente ‘esconder’ a verdade sobre ela, é algo que bate mesmo com a lógica. E a Igreja pode sim ter escondido muitos evangelhos que ‘iam contra a sua doutrina’, escrevendo a bíblia do modo que quisessem. Se tem um livro fútil no mundo, esse livro é a bíblia, pois foi escrita segundo a vontade da Igreja.

    Curtir

  9. Vou começar citando a sábia frase de Leonardo da vinci (só existe uma santa em que devemos acreditar na santa ignorancia dos homens) . a igreja põe a informaçao de que Maria Madalena era prostituta exatamente para não nos interessarmos por ela e muita coisa tem fundamento sim, uma vez que não é só Dan B rown que diz essas teorias por isso cabe a nós buscar -mos nossas respostas!

    Curtir

  10. Eu gostei muito do site, e acredito plenamente em o código da vinci, eu acredito em jesus cristo e em deus, mas eu acho que a obra de dan brown apresenta muitos detalhes que realmente existem, e na minha opinião, isso tudo é coincidência demais para ser apenas ficção.E mesmo não tendo provas de que o que ele conta é verdade, também não temos provas concretas de que a bíblia realmente conta a verdade sobre a nossa história e a de Jesus, por exemplo: falam na bíblia que cristo nasceu de uma mulher virgem. tecnicamente, isso seria impossível, pois naquela época não existia inseminação artificial, e mesmo que existisse, onde virgem mairia iria arranjar sêmen de deus e conseguir se autofecundar???Tem alguma coisa MUITO ERRADA nessa história.

    Curtir

  11. O que realmente importa e o respeito as diferentes opnioes ! Milhares de cabeças e formas de pensar existem no mundo ! Entao se pararmos para analisar , a critica desse tal de sony sim pode ser considerado algo de total ignorancia ! Eu acho que cabe a nos na parte dos comentarios e postar as nossas diferentes opnioes e nao criticar ou atacar a elas ! Caso vocsee nao tenha percebido isso o minimo que voce deve fazer e perder seu tempo assistindo desenhos animados pois a categoria a sua medilcre opniao e de alguem com mentalidade infantil ! Se manque po .

    Curtir

  12. Cara isso é malandragem de da vinci,logo se ve pelas brincandeiras maliciosas e diabolicas que ele tinha contra igreja,como por exemplo cortar as azas de um morcego e costurar nas costas de um calango ,para falar aos bispo,padres e pessoas que aquelo era um dragão.e tambem tem aver com sua sexualidade ,por ser gay ja existia um certo preconceito pela igreja.
    quem sabe se isso tudo era uma forma de se vingar da igreja?

    Curtir

Deixe um comentário